Antônio Carlos Rocha

Pesquisa: André Bueno


Antônio Carlos Rocha nasceu em Recife, a 19 de setembro de 1952. Foi professor de Língua Portuguesa e literatura brasileira licenciado pela UFRJ, com especialização em "Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa", pela Universidade Clássica de Lisboa. 

Obras do autor publicadas pela Editora Ediouro-Tecnoprint:  'A Sabedoria de Sidarta - O Buda', 'As Pedras do Zen', 'A Sabedoria do Lamaísmo', 'Thien- a sabedoria do Vietnã'.[...]

Mais de 150 trabalhos publicados em vários jornais e revistas no campo da crítica literária, artigos, resenhas, ensaios, crônicas, etc. 

Desde 1968 estuda, pesquisa e pratica o Budismo e temas afins. Já participou como membro da diretoria em instituições similares, nomeadamente a Sociedade Budista do Brasil (um centro regional da World Fellowship of Buddhists, com sede em Bangkok, Tailândia), onde por duas vezes foi eleito Secretário e indicado Administrador do Centro de Meditação, integrando o Conselho Fiscal da referida entidade. 

Vem se dedicando a uma aproximação entre o pensamento oriental e o ocidental. 

Fonte: 'A Essência do Nirvana', 1986. 

Ele pertence a 17 Academias Literárias, em várias cidades do Brasil, na qualidade de Membro Correspondente. Foi suplente do vice-presidente do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, na gestão do Acadêmico Antônio Houaiss. É palestrante e conferencista, participando de aulas, debates e seminários na área de Religiões Comparadas e Filosofia Oriental, inclusive em emissoras de rádio, em faculdades e em colégios, há mais de trinta anos. Foi correspondente internacional (itinerante) do jornal Voz do Povo, de Lisboa, entre 1979 e 1980, atuando na Inglaterra, na França, na Espanha e no Brasil. Foi correspondente da revista francesa L Impatient, de Paris, em 1980. E ainda foi correspondente no Rio de Janeiro da revista portuguesa A Razão, de Lisboa, entre 1990 e 1995. Na área do Zen e do Budismo, já publicou dez livros acerca do assunto, dezenas de artigos e realizou várias conferências, seminários e cursos. Na área da Literatura, escreveu e publicou matérias diversas na imprensa em geral, principalmente colaborando com o jornal O Globo, no período entre 1983 e 1986. Além disso, tem variados textos em jornais e revistas de Portugal. Catalogando, são mais de 600 trabalhos dessa natureza de sua autoria.

Fonte: https://www.amazon.com.br/budismo-literatura-Antonio-Carlos-Rocha/dp/8573749024

Blogs do autor:

http://budismoprimordialrio.blogspot.com/

http://budismoprimordialrj.blogspot.com/

http://budismosocial.blogspot.com/

http://estudoliteraturas.blogspot.com/

Referências

O que é Budismo: São Paulo: Brasiliense, 1988.

Zen budismo e literatura. São Paulo: Madras, 2000.

O caminho da autoperfeição. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1991.

A sabedoria de Sidarta, o Buda. Rio de Janeiro: Ediouro, 1985.

A essência do Nirvana. Rio de Janeiro: Ediouro, 1986.

O poder do dragão. Rio de Janeiro: Espaço Tempos, 1993.

As Pedras do Zen. Rio de Janeiro: Ediouro, 1986.

A sabedoria do Lamaísmo. Rio de Janeiro: Ediouro, 1986.

Thien-a sabedoria do Vietnã. Rio de Janeiro: Ediouro, 1986.


Nenhum comentário:

Postar um comentário