Carlos Alberto da Fonseca

Pesquisa: Vittoria Sampaio


Carlos Alberto da Fonseca se graduou em letras pela Universidade de São Paulo (USP) em 1973. Se tornou doutor em Linguística, também pela USP, no ano de 1988. Atualmente, Fonseca é professor titular da USP e se especializou em idiomas clássicos. Este autor foi responsável pelos principais e mais importantes estudos em cultura indiana, Índia antiga e idioma sânscrito ao longo dos anos de 1980-1990. Segue ainda em atividade.

Referências

Canção do Venerável. Porto do Alegre, Editora Globo, 2009. 

Variação linguística na Índia antiga: uma questão sem fim. São Paulo, Clássica, v. 9/10, p. 293-316, 2001.

Índia, uma história crítica. Porto Alegre, Organon – UFRGS, v. 27, p. 207-219, 2001.

Articulações entre imagem e narrativa na Índia Antiga (a propósito da peça Uttararâmacaritam, de Bhavabhûti). São Paulo, Clássica, v. 13, p. 261-273, 2001. 

Sânscrito: Caminhos retóricos em terrenos poéticos. São Paulo, Letras Clássicas, v. 4, p. 11-31, 2000.

A Fantaisie Orientale de Paul Foucher, uma fantasia ocidental. São Paulo, Revista de Estudos Orientais, v. 3, p. 39-60, 1999. 

O Conceito de Variação Linguística Nas Teorias da Linguagem da Índia Antiga. São Paulo, Clássica, v. 2, p. 101-107, 1993. 

As Rubricas No Teatro Sânscrito. São Paulo, ITINERARIOS, v. 5, p. 61-85, 1993. 

Alguns Pontos de Partida Para Uma Reflexão Sobre Posturas Sociolinguísticas Na Índia Antiga. BHARATA. CADERNOS DE CULTURA INDIANA, v. 7, p. 61-96, 1992. 

Rede de Imagens: O Sânscrito Pensado No Período Védico. São Paulo, Estudos Linguísticos, v. 7, p. 31-38, 1992. 

A Concepção da Linguagem Na Índia Antiga. BHARATA. CADERNOS DE CULTURA INDIANA, v. 7, p. 9-19, 1992.

A Invocação A Shiva No Teatro Sânscrito Clássico. BHARATA. CADERNOS DE CULTURA INDIANA, v. 7, p. 143-154, 1992.

O composto nominal sânscrito: da gramática à poesia. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 7, p. 115-127, 1992.

Adivinhação na Índia antiga: algumas notas. São Paulo, Clássica, v. 4, p. 81-101, 1991.

A literatura épica sânscrita. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 69-85, 1991. 

Termos para “homem” e “mulher” no Rtusamhâra de Kâlidâsa. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 27-36, 1991.

A composição nominal em sânscrito: rumo à imaginação poética. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 87-100, 1991.

Les sanskrits et les procédés d'hiérophanisation par le langage. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 143-151, 1991.

O Belo com Sabor. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 101-108, 1991.

Sugestões para uma leitura do Rtusamhâra de Kâlidâsa como poema erótico. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 9-25, 1991.

Literatura sânscrita: formas e formalizações. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 55-67, 1991.

O modo de emergência dos signos como determinação da significação no sânscrito clássico. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 4, p. 115-141, 1991.

Mes aventures na Biblioteca da Sorbonne. São Paulo, In Folio, v. 3, p. 2-3, 1991.

O “bem-feito” e o “mal-feito” na estética sânscrita. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 1, p. 41-53, 1990.

 A mulher na Índia antiga: quando se apaga a brasa do incenso. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 1, p. 57-69, 1990.

Saboir do Saber: a educação para o viver cortesão na Índia clássica. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 3, p. 79-88, 1990.

O “sentimento de gramaticalidade” na língua sânscrita: algumas palavras sobre o “pensar analógico sintético”. São Paulo, Bharata Cadernos de Cultura Indiana, v. 1, p. 125-139, 1990.

Uma porta fechada ao devaneio: uma aplicação a textos sânscritos dos esquemas de abordagem linguístico-retórica de Isaac Nicolau Salum. São Paulo, Clássica, v. 3, p. 21-34, 1989.

La composition nominale en sanskrit: vers l'imagination poétique. Cidade do México, Cultura Sánscrita, v. 3, p. 219-227, 1982.

A composição nominal em sânscrito: rumo à imaginação poética. Cidade do México, Cultura Sánscrita, v. 3, p. 229-236, 1982.

Alguns problemas relativos à grafia das palavras sânscritas. Cidade do México, Cultura Sánscrita, v. 2, p. 183-189, 1981.

Considerações sobre o léxico indiano na língua portuguesa. Cidade do México, Cultura Sánscrita, v. 2, p. 25-37, 1981.

O molde e a matéria: a propósito de uma gramática da língua sânscrita. São Paulo, Língua e Literatura (USP), v. 8, p. 9-36, 1979. 

O IV Congresso Mundial de sânscrito da IASS. São Paulo, Língua e Literatura (USP), v. 8, p. 325-332, 1979.

Os assignalados: a propósito da fala de Paulo da Gama ao Catual do Malabar. São Paulo, Camoniana, v. 1, p. 13-35, 1978.

A arte da Índia no Brasil. São Paulo, Língua e Literatura (USP), v. 6, p. 43-49, 1977.

O signo entre o texto e o contexto: projeto para uma análise integral. São Paulo, Língua e Literatura (USP), v. 4, p. 33-58, 1976.

Temperos numa cozinha particular: o lugar do trágico no teatro indiano antigo. In: Lidia Fachin; Maria Celeste Consolin Dezotti. (Org.). Teatro em Debate. São Paulo e Araraquara: Editora Cultura Acadêmica e Laboratório Editorial da UNESP/FCL, 2003, v. 2, p. 45-67.

Um drama entre o céu e a terra. In: Carlos Alberto da Fonseca. (Org.). O rei Pururavas e a ninva Urvachí. Araraquara: FCL/UNESP., 2001, v. 11, p. 10-15.

“Religião” e “Sociedade” na Índia antiga. In: André Leonardo Chevitarese. (Org.). Sociedade e Religião na antiguidade oriental. Rio de Janeiro: Fábrica de Livros / SENAI, 2000, v., p. 60-74. 

Índia, uma história crítica. In: Lúcia Sá Rebello. (Org.). O mundo clássico: Grécia, Roma e Índia. Porto Alegre: Tempo Brasileiro, 1999, v. 27, p. 207-219.

Teatro Indiano Clássico: Algumas Medidas do Cômico. In: Wolfgang Dopcke. (Org.). Crises e reconstruções. Brasília, Estudos afro-brasileiros, africanos e asiáticos, v. ,p. 255-260.

Um Pouco da Vida Cotidiana Védica. In: Carlos Alberto da Fonseca. (Org.). Araraquara, Vacas vermelhas da Aurora, 1998. 

Um Gênero de Muitos Diminutivos. In: Carlos Alberto da Fonseca. (Org.). Araraquara, Malaviká e o rei Agnimitra, 1998. 

Procedimentos Retóricos Na Literatura Sânscrita Clássica. In: Lineide do Lago Salvador Mosca. (Org.). São Paulo, Retóricas de ontem e de hoje, p. 55-83, 1997. 

O Cômico No Teatro Indiano. In: Maria Luiza Kopschitz Bastos. (Org.). Juiz de Fora, Traditio/Reconstrução, p. 67-80, 1997. 

O Riso Indiano Castigando Os Costumes. In: Carlos Alberto da Fonseca. (Org.). Araraquara, A Índia também tem graça!!!., 1996. 

Um Molho da Cozinha Teatral Indiana. In: Carlos Alberto da Fonseca. (Org.). Araraquara, A Mocinha Frô-de-lóto, 1995. 

A Poesia Secular Indiana Clássica. In: Carlos Alberto da Fonseca. (Org.). Araraquara, Contas da Índia, 1995. 

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A Bebida e Suas Implicações Na Sociedade Indiana Antiga Configuradas No Código de Manu. In: Nelly Maria Pessanha. (Org.). Rio de Janeiro, SBEC/TEMPO BRASILEIRO, p. 157-166, 1991. 

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Para uma leitura de O tronco do ipê. In: Enni Puccinelli. (Org.). Uberaba, Sobre a linguagem: Instituto de Letras das Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, p. 84-96, 1977. 

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Rede de imagens: o Sânscrito pensado no período védico. In: XXXIX Seminário do GEL. Franca, Estudos Linguísticos, 1992. v. XXI. p. 720-726, 1992. 

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Camadas Narrativas e Textuais No Mahabharata e No Ramayana. In: 4º Congresso Brasileiro de Estudos Afro-asiáticos da ALADAAB. Londrina, Caderno de Resumos. p. 23, 1994.

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Língua na literatura da Índia antiga. In: 37 Seminário do GEL. Caderno de Resumos do 37 Seminário do GEL p. 171, 1990.


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