José Roberto Teixeira Leite

Pesquisa: Roberta Soares


José Roberto Teixeira Leite nasceu em 16 de agosto de 1930 no Rio de Janeiro. Historiador e crítico de arte, professor universitário aposentado de Historia da Arte no Brasil, curador e pesquisador. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela então Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1954) Doutor em Arte pelo Instituto de Artes da UNICAMP (1994).

Desde 1956, quando lançou seu primeiro livro de arte, Jheronimus Bosch, tem publicado extensamente sobre temas  relacionados direta ou indiretamente à arte brasileira, destacando-se entre seus mais de 30 livros A Pintura no Brasil Holandês, Pintura Moderna Brasileira, E. Boudin no Brasil, A Gravura Brasileira Contemporânea, As Companhias das Índias e a Porcelana Chinesa de Encomenda, Pintores Negros do Oitocentos, Pintores Espanhóis no Brasil, Pancetti o Pintor Marinheiro, A China no Brasil, Graciano, Otavio Araujo, Galeria Borghese, Dicionário Crítico da Pintura no Brasil, 500 Anos de Pintura Brasileira – Uma Enciclopédia Virtual (cd-rom), Gravuras do Paraná e Di Cavalcanti e outros perfis; em colaboração, Arte noBrasil (23 dos 36 capítulos), Ianelli, Martinho de Haro, Museu de Arte da Bahia, Museu de Arte Sacra da Bahia e Historia da Literatura Brasileira, além de contribuir com centenas de verbetes para as enciclopédias Barsa,Hutchinson e do Século XX.

Foi diretor do Museu Nacional de Belas Artes (1961-1964), curador de dezenas de exposições no Brasil e no exterior, integrante de numerosos júris de seleção e premiação;  desincumbiu-se de missões oficiais em países como Bolívia, Argentina, Colômbia, Portugal e França, e a convite de seus respectivos países visitou Estados Unidos da América, República da China em Taiwan e, em outubro de 2013 a República Popular da China. Desde 2000 é curador do acervo artístico da Fundação Instituto de Ensino para Osasco – FIEO. Após 1955 exerceu  a crítica de arte em periódicos brasileiros - Diário de Notícias, O Globo, Tribuna da Imprensa, Bravo!, Folha de S. Paulo, Veja –, ou estrangeiros - Colóquio, Revista de Macau, Quaderni Ibero-Americani, Southward Art. 

Foi redator e redator-chefe do Livro do Ano Barsa (Encyclopaedia Britannica Editores), da Revista da Semana e do Jornal de Letras. Lecionou Crítica de Arte no Instituto de Artes do Rio de Janeiro (1963), e Estética e História da Arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro e, após 1986, na Universidade Estadual de Campinas, pela qual se aposentou em 2000, tendo integrado dezenas de bancas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em várias universidades do país.  

Desempenhou em várias ocasiões cargos na diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Arte – inclusive sua presidência, no período entre 1995 e 2000; é presidente de honra da Associación Argentina de Críticos de Arte, Oficial da Legion d´Honneur da República do Senegal e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Integrou o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Conselho Nacional de Cultura, a Comissão Brasileira do Instituto Brasileiro para a Educação, Ciência e Cultura, a Comissão Filatélica Nacional, o Condephaat etc., e entre 1989 e 2010 o  Conselho de Orientação da Pinacoteca do Estado de São Paulo, cuja presidência exerceu em 2009, e do qual pediu demissão em agosto de 2010. Atualmente integra o Conselho Científico do Museu Nacional de Belas Artes. Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2012, com a medalha e diploma dos 200 anos de imigração chinesa, por serviços relevantes prestados à comunidade sino-brasileira.

Fonte: https://ihgb.org.br/perfil/userprofile/JRTLeite.html


Referências:

Porcelanas Orientais. In: Sylvia Athayde. (Org.). Museu de Arte da Bahia. São Paulo: Safra, 1997, p. 217-260.

As Companhias das Índias e a Porcelana Chinesa de Encomenda. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1986. 256p .

A China no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 1999.

SUNQUA E O PANORAMA CHINÊS DO RIO DE JANEIRO, RC, N°22, II Série, Janeiro/Março de 1995


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