José Yamashiro

Pesquisa: Victor Correia


José Yamashiro nasceu em Santos no dia 20 de março de 1913. Filho de imigrantes procedentes de Okinawa, ocupou-se como escritor e jornalista, sendo considerado um dos expoentes do pensamento nikkei no Brasil. Produziu inúmeros trabalhos pioneiros dentro da literatura brasileira. Seus trabalhos sobre assuntos japoneses, tornaram-se até hoje, verdadeiras referências no mundo acadêmico. Dentro das circunstâncias e contextos de seu tempo, José Yamashiro sempre esteve na vanguarda, abrindo caminho a vários outros nipo-descendentes. 

Não tendo sido somente um jornalista que escrevia para periódicos algumas notícias, Yamashiro escreveu livros sobre a cultura japonesa e, principalmente, sobre a imigração. Assim, sua obra, composta por vários livros, é um verdadeiro registro histórico que retrata tanto a história do Brasil, como do Japão.

Além do vasto reconhecimento de suas obras pelo mundo, Yamashiro teve uma trajetória de importância muitos imigrantes. Seu domínio da língua japonesa, além do dialeto okinawano – de onde seus pais vieram – e o português, conseguia ajudar os imigrantes que recém chegaram ao Brasil. Trabalhou no Zai Burajiru Nihonjin Dojikai – Sociedade Japonesa de Beneficência no Brasil - instituição que havia sido criada em 1926 e tinha como objetivo construir um hospital japonês, tendo sido o objetivo realizado 10 anos depois de sua fundação. Neste lugar, Yamashiro daria suporte a muitos dos recém-chegados, estabelecendo como missão atender aos imigrantes e compreender adequadamente às suas necessidades para fazer o encaminhamento necessário. Ajudava até mesmo a compreenderem qual era a medicação que precisam tomar, caso houvesse algum receituário para eles.

José Yamashiro possui uma vasta produção sobre o Japão, sendo considerado um autor incontornável para quem deseja conhecer mais o território nipônico. Produziu grandes clássicos como o livro “Japão: Passado e Presente”, obra em que são apresentadas tanto as histórias da formação do Japão, como também a sua modernização no pós-guerra, e que encerra seu recorte temporal antes do século XXI. Um dos grandes objetos de estudo de José Yamashiro foi Okinawa, de onde vieram seus pais. Seu objetivo foi demonstrar toda a trajetória da região, sua influência da China e também todo o seu desenvolvimento. Dado que Okinawa teve outras relações com outros países diferentes do arquipélago principal. Yamashiro adotou para sua obra o subtítulo de “Uma Ponte para o Mundo”. Esse é considerado um dos maiores livros em português sobre o local, contando com ricas imagens dos samurais que existiam na região. 

Dentro da temática da imigração japonesa, produziu uma das maiores obras sobre o assunto  chamado “Trajetória de Duas Vidas: Uma História de Imigração e Integração". A obra compreende o relato da imigração de seus pais, e conta sobre os problemas enfrentados por sua família durante o acontecimento  e torna também um relato biográfico ao mesmo tempo que traz a história dos japoneses no Brasil.

José Yamashiro viria a falecer em 2005, aos 95 anos.

Fonte: https://coisasdojapao.com/2021/05/livros-sobre-a-imigracao-japonesa-a-obra-de-jose-yamashiro/


Referências

Livros:

Árvores Irmãs (1958) 1ª edição: São Paulo: Clube do Livro, 1958.

Choque Luso no Japão dos Séculos XVI e XVII (1989) 1ª edição: São Paulo: IBRASA, 1989. 

História da Cultura Japonesa. 1ª edição: São Paulo: IBRASA, 1985. 

História dos Samurais. 3ª edição: São Paulo: IBRASA, 1993.

Japão: Passado e Presente. São Paulo: IBRASA, 1986. 

Okinawa: uma Ponte para o Mundo. 1ª edição: São Paulo: Editora de Cultura, 1993.

Pequena História do Japão. 2ª edição: São Paulo: Editora Herder, 1964.

Trajetória de Duas Vidas: uma História de Imigração e Integração. 1ª edição: São Paulo: Editora de Cultura, 2001. 

Traduções:

Lendas Antigas do Japão, de Kikuo Furuno. Rio de Janeiro: Editora do Autor, [s.d.].

O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Mushashi. 1ª edição: Barueri: Novo Século, 2017. [integra a coleção 'A Obra Prima de Cada Autor']. 

Yamamoto: o Homem Que Atacou Pearl Harbour, de Hiroyuki Agawa. 1ª edição: Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1966.



Nenhum comentário:

Postar um comentário