Pesquisa: Vittoria Sampaio
Ricardo Joppert é Sinologista, formado em Estudos Extremo-Orientais pela Universidade da Sorbonne Nouvelle, Paris (Diplôme d’Etudes Approfondies-Doutorado). Professor-Associado de Língua e Civilização da China do Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade de Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Publicou em 1985 seu quarto livro 'A Porcelana Chinesa'. Em 1958, com dezessete anos, escreveu 'A China é sempre Formosa'; Em 1978 foi publicado 'O Alicerce Cultural da China' (Rio, Avenir Editora) e em 1984 'O Samâdhi do Verde-Azul' (Rio, Avenir Editora). Escreveu regularmente para jornais e revistas e entre seus artigos podem citar-se: 'A Herança de Mao para a Poesia Chinesa' (Jornal do Brasil, 1979), 'Dinastia Xià: a Aurora da Realeza Chinesa' (Cadernos Candido Mendes – Estudos AfroAsiáticos, 1981) e 'Pintura Chinesa e a Arte do Bon-sai' (Cadernos Candido Mendes – Estudos Afro-Asiáticos, 1984). Escreveu duas teses, em francês, para a Sorbonne: 'Un des Quatres Maîtres Yuan: Ni Zan' (Mestrado, Paris 1980) e “La Vitalité Plastique des Xiang – Images Primitives – em rapport avec le rythme de l’écriture cursive em Chine” (D.E.A., Paris, 1983). Participante da Société Asiatique, de Paris, da Oriental Ceramic Society de Hong Kong e membro-fundador de Wenning – Círculo de Estudos, Amizade e Intercâmbio Cultural Brasil-China, no Rio de Janeiro. Sobre suas visitas à China, em 1958, conheceu Taiwan, como convidado das autoridades do Governo, com apenas dezessete anos. Em 1979 e em 1983 esteve na República Popular da China a convite de Wenwuju, o Departamento de Relíquias Culturais do Ministério da Cultura. Diplomata de carreira, foi Cônsul do Brasil em Gotemburgo, Suécia, em 1968/9.
Fonte: JOPPERT, Roberto. A Porcelana Chinesa. Rio de Janeiro: Artlivre, 1985.
http://ricardojoppert.blogspot.com/
Referências
Curso de história da porcelana chinesa: Estudos teóricos e práticos de obras de arte fascinantes (Arte Universal Livro 1). Paraná, Editora Rumo Certo, 2015.
Pure Brightness Shines Everywhere: The Glass of China. Farnham, Ashgate Pub Ltd, 2004.
'Papel, Língua Gráfica (Wenyan) e impressão na China'. In: DOCTORS, Marcio. A Cultura do Papel. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Fundação Eva Klabin, 1999.
Oposição Complementar: Arte Oriental na Coleção Castro Maya. Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, 1996. Veja dois fragmentos do texto em Oposição Complementar e O Espírito Lapidário
O Alicerce Cultural da China. Rio de Janeiro, Editora Avenir, 1978.
A Porcelana Chinesa. Editora Artlivre, 1985.
O Samadhi do Verde e azul. Rio de Janeiro: Avenir, 1984. Veja um fragmento aqui.
A China é Sempre Formosa. Editora Fleming, 1958.
Nenhum comentário:
Postar um comentário